sexta-feira, 21 de agosto de 2015

BACKUP, PORQUE É IMPORTANTE?


O backup existe para auxiliar na prevenção de perda de dados, como arquivos apagados acidentalmente por falha física ou humana. Isso garante a integridade dos dados, de configurações, bancos de dados e arquivos de usuários. Caso o sistema seja pequeno, pode-se considerar um método pequeno, de backups 'full', ou seja, que vários dados sejam copiados todos os dias. O inconveniente é a demora desse tipo de backup.

Mas, por exemplo, em uma grande empresa, é preciso colocar este sistema de maneira prática, onde não se pode perder grande tempo com o backup. Sem eles, muitos dados são simplesmente irrecuperáveis, caso sejam perdidos devido a uma falha acidental ou a uma invasão do computador, por exemplo.
Os backups devem fazer parte da rotina de operação de seus sistemas e seguir uma política determinada. O melhor é fazê-los da forma mais automatizada possível, de modo a reduzir o seu impacto sobre o trabalho dos administradores e operadores de sistemas.
A lista de itens cujo backup deve ser feito com frequência inclui:
- Dados.
- Arquivos de configuração.
- Logs.
Alguns cuidados devem ser tomados em relação ao local onde são guardados os backups:
- O acesso ao local deve ser restrito para evitar que pessoas não autorizadas roubem ou destruam backups.
- O local deve ser protegido contra agentes nocivos naturais (poeira, calor, umidade).
- Se possível, é aconselhável que o local seja também à prova de fogo. Aí não vai ter como estragar seu backup!
Os backups devem ser verificados logo após a sua geração e, posteriormente, em intervalos regulares.
Isso possibilita a descoberta de defeitos em dispositivos e meios de armazenamento e pode evitar que dados sejam perdidos por problemas com backups que não podem ser restaurados.
Quando for necessário restaurar um sistema, o backup deve ser feito com a máquina isolada da rede - caso haja uma -, como acontece em empresas. Caso o sistema em questão tenha sido comprometido, revise a sua configuração 
Entenda a importância
de fazer o backup de seu
computador com frequência
após a restauração para certificar-se de que não tenha ficado nenhuma porta de entrada, previamente instalada pelo invasor.

Tipos mais comuns de backup

Backup Total: é o backup que abrange na íntegra todos os arquivos e diretórios existentes no servidor.
Vantagens: - Backup completo do servidor.
- Caso você precise restaurar arquivos, eles são facilmente restaurados do único conjunto de backup.
Desvantagens: - Um backup completo é mais demorado que outras opções de backup.
- Backups completos requerem mais disco, fita ou espaço de unidade de rede.
Backup Incremental: é o método de backup onde múltiplos backups são mantidos (e não apenas o último).
Em um backup incremental, cada arquivo é armazenado uma única vez e, em seguida, sucessivos backups contêm apenas as informações que mudaram desde uma cópia de segurança anterior.
Vantagens: - Tempo de backup é mais rápido do que backups totais.
- Backups incrementais requerem menos disco, fita ou espaço de unidade de rede.
- Você pode manter várias versões dos mesmos arquivos em diferentes conjuntos de backup.
Desvantagens: - Para restaurar todos os arquivos, você deve ter todos os backups incrementais disponíveis.
- Pode levar mais tempo para restaurar um arquivo específico, pois é necessário pesquisar mais de um conjunto de backup para encontrar a versão mais recente de um determinado arquivo.
Backup Diferencial: é um backup cumulativo de todas as alterações feitas desde o último backup completo. Juntos, um backup total e um backup diferencial devem incluir todos os arquivos no computador, alterados e inalterados.
Vantagens: - A recuperação é realizada em curto período de tempo, exigindo apenas um backup completo e os últimos backups diferenciais para restaurar o sistema.
- Tempo de backup é mais rápido que backups completos ou incrementais.
Desvantagens: - Restaurando todos os arquivos pode levar consideravelmente mais tempo, pois você pode ter que restaurar tanto o último backup diferencial e completo.
- Restaurar um arquivo individual pode demorar mais, pois é necessário que você localize o arquivo em um backup completo ou incremental.
A principal vantagem do backup é que você mesmo o faz. Sem necessidade de levar o computador até desconhecidos. Práticos e eficazes. Essas duas palavras resumem bem esta simples tarefa.


0 comentários:

Postar um comentário