A facilidade de comparar preços e o comodismo de não sair de casa tem tornado vantajosa a aquisição de produtos pela internet. Apesar destas facilidades muitas pessoas têm reclamado de prejuízos sofridos em virtude de golpes cometido por intermédio de computadores.
Mesmo seguindo criteriosamente todas as recomendações de segurança, alguns ainda podem acabar caindo em armadilhas. Caso aconteça, vejamos algumas dicas importantes que podem resolver ou pelo menos amenizar a situação.
1. Se o site for confiável ele provavelmente vai oferecer mecanismos de defesa para os consumidores. As lojas online geralmente disponibilizam vários canais para contato, como email, chat online e telefone. Já os sites que atuam como mediador entre o comprador e o vendedor oferecem meios de disputas caso haja algum problema na negociação.
2. Caso o consumidor se encontre totalmente desprovido dos mecanismos oferecidos pela loja ou pelo intermediador, a recomendação é procurar as autoridades competentes para resolver o problema. O Procon – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – é a alternativa correta para lidar com fraudes, golpes e enganações por parte de vendedores e lojas online.
3. Para o caso de compras com o cartão de crédito, a sugestão, depois de identificar a fraude ou o golpe, é procurar a operadora responsável pelo cartão para comunicar o ocorrido. Esse recomendação provavelmente vai ser dada pelo Procon, mas é bom reforçar a importância disso para evitar perdas financeiras significativas.
Fonte: Olhar Digital
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