terça-feira, 23 de setembro de 2014

PASSOS E BENEFÍCIOS DO TRABALHO EM EQUIPE!

Trabalhar em equipe pode ser um desafio mas também é muito bom para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.


Nós, seres humanos, temos na nossa natureza a tendência de procurar viver em comunidade, desenvolver laços e criar família. Para vencermos na vida e na profissão, precisamos criar os laços que nos ajudam a suportar a batalha diária pela sobrevivência, termos apoio na hora das decisões, comemorar conosco nossas vitórias e uma palavra amiga para aguentarmos os trancos que a vida volta e meia nos dá.
Porém, também temos defeitos tais como: inveja, preguiça, ciúme que são grandes pedras no caminho para o sucesso. Esses defeitos acabam por nos impedir de enxergar as qualidades dos nossos colaboradores e o quanto eles são necessários para o sucesso da empreitada, não tem como chegar ao sucesso sozinho, uma equipe unida e coesa é altamente necessária para isso, ter ao seu lado pessoas que irão colaborar unidas e focadas no mesmo objetivo, compartilhando idéias e analisando opiniões. Confiança e respeito são requisitos básicos e, no mundo em que vivemos, mente aberta é essencial.
Jerry Wisinski, autor de ‘Como Resolver Conflitos no Trabalho’, listou algumas características do trabalho em equipe:
1 - Participação: deve haver uma participação equilibrada, não havendo dominante, nem ausente; dever haver equilíbrio.
Portanto, todos os elementos devem ter uma importância definida de acordo com suas capacidades, aonde cada um é fator essencial para o andamento do projeto, o que nos ensina como usar nossos dons de maneira colaborativa.
2 - Vender idéias: a responsabilidade de cada membro da equipe é preparar suas idéias antecipadamente e apresentá-la à equipe de forma lógica e equilibrada, possibilitando efetiva contribuição.
Um produto de sucesso passa por avaliações de qualidade e viabilidade antes de ser posto a venda, uma idéia deve passar pelo mesmo processo: ser visualizada em todas as suas etapas para ser compreendida e aceita pelos demais membros, com isso aprendemos a pensar na execução de um plano do início ao fim, passando pelo que é viável ou não para o seu sucesso.
3 - Renúncia: este é o elemento mais importante no relacionamento de equipe. Quando os membros conseguem renunciar uma posição pessoal em prol do grupo, todos saem ganhando.
 Nesse ponto é que temos o abandono das nossas emoções e ambições negativas de se obter um sucesso egoísta e abraçamos o conceito de agir em equipe, a agir em prol do coletivo e dividir os bônus.
4 - Avaliação: saber avaliar os resultados alcançados pela equipe ao final de um período (de um trabalho, de um projeto ou de um fechamento de mês), buscando eliminar os pontos falhos e buscar as alternativas que melhores resultados apresentaram.
Sabemos que ninguém acerta sempre, investimentos e trabalho em equipe envolvem tentativa, acerto e erro também, compreender aonde houve o erro e como evitar que se repita é melhor do que condenar quem errou, ontem foi o cara do lado, amanhã pode ser você.
5 - Relacionamento: todos são responsáveis pelo relacionamento quando são membros de uma equipe. Se houver um conflito pessoal, deve ser resolvido pelas partes o mais rápido possível, pois um conflito no grupo prejudica ao todo e, muitas vezes, impede a realização proveitosa das tarefas.
Esse ponto é outro muito importante na formação do trabalho em equipe, quando todos trabalham em prol de um objetivo comum, não se pode ter espaço para divergências pessoais, essa é a oportunidade para as emoções negativas tomarem o controle e prejudicarem o desenvolvimento do trabalho, o certo é focar no objetivo além dos julgamentos pessoais.
6 - Realização das tarefas: é de extrema importância que todos estejam conscientes da sua responsabilidade em relação à realização das tarefas que cabem ao grupo. Em um relacionamento interdependente, a falha de um membro pode atrasar toda a equipe.
É nesse ponto que temos definido o valor de saber trabalhar em equipe, assumir responsabilidades, cumprir metas e compromissos. A delegação de poderes é outro fator que foi incorporado aos conceitos modernos de trabalho em equipe, promove a distribuição das tarefas aos membros de forma a tornar o trabalho mais equilibrado entre eles, visando o aproveitamento de suas capacidades.
Se no seu ambiente de trabalho não existe o conceito de trabalho em equipe, procure investir nessa linha de ação, você e sua empresa só tem a ganhar.
Das palavras de Henry Ford:
‘Se todos estão indo adiante juntos, então o sucesso encarrega-se de si mesmo.’
Fonte: Administradores.com

0 comentários:

Postar um comentário