quarta-feira, 4 de setembro de 2013

2 passos para facilitar o processo de inovação


Ao contrário do que muita gente pensa e tenta implementar no mercado, a inovação não é um produto de prateleira que pode ser inventado do dia para a noite.
Existe uma inconstância positiva no ato de inovar, que reside na própria proposta de cocriar e validar cenários, sempre levando em conta o fato de que todos os envolvidos no ecossistema de uma inovação devem ser partícipes dela, para que seja escalável e se concretize ao longo do tempo. 
1. Dê margem
Não se preocupe tanto com o processo, ele é apenas um norte. Tenha uma abordagem macro desenhada, mas saiba dar margem para desvios de rota no decorrer do caminho, trazendo mais organicidade e fluidez ao todo.
Um bom exemplo disso é o conceito de MVP (minimum viable product), um produto dotado das mínimas características necessárias para chegar ao mercado e então ser aprimorado com os insights dos clientes.
2. Make it fun
A diversão é o caminho mais curto para o engajamento. Prova disso são as crescentes e bem sucedidas práticas de “gamificação” (aplicação das teorias de jogos em outros contextos).
Produtos e serviços que interagem de forma lúdica com seus usuários tendem a largar na frente em uma era que requer interação. Além disso, o conhecimento derivado da experiência ajuda a criar novos produtos que acessam o lado emocional das pessoas.

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