Quase todo empreendedor fica animado na hora de falar do seu negócio. Na hora de encarar os investidores, no entanto, é preciso saber vender bem sua ideia e aproveitar o tempo para falar só o que interessa. Se possível, ele tem que fazer uma boa lição de casa e ter preparado bem o pitch dele para destacar os principais pontos que podem conquistar a atenção do investidor.
Quando o contato é pessoal, em um evento, por exemplo, o investidor-anjo precisa conseguir interpretar bem a relação do empreendedor com a startup. O empreendedor que consegue uma abordagem direta a gente sempre dá mais um pouco de relevância, porque consegue ver o famoso brilho nos olhos, o entusiasmo, o nível de relação interpessoal e o comprometimento. Veja abaixo seis dicas de como abordar o investidor para vender bem a sua ideia.
1. Problema
Durante a conversa com os investidores, é importante começar com o problema que a startup identificou. Todo pitch deve começar demonstrando a oportunidade que ele vai buscar atender, que problema o produto ou serviço dele vai resolver que não é bem atendido nesse momento.
Por isso, fale do problema antes de partir para a operação em si. A primeira coisa é explicar exatamente o problema que o produto resolve. O investidor compra a solução. Eu preciso entender porque seus usuários vão comprar o produto.
2. Solução
Com o problema devidamente apresentado, é hora de falar sobre a sua solução. Depois da necessidade, já engata imediatamente qual é a proposta que ele vai dar, destacando a inovação que a solução dele tem em relação ao que já existe no mercado. A maneira de fazer isso pode depender do perfil do investidor e da startup.
3. Mercado
Demonstrar que conhece bem o mercado também ajuda a conquistar o investidor. Como a empresa está em um momento inicial, o histórico dela de receitas e transações é novo. A gente quer mesmo ouvir os números do seu mercado.
Uma pesquisa bem feita para dimensionar quem é o seu consumidor faz com que o investidor entenda melhor o negócio. O empreendedor demonstra que já conhece o mercado, ou porque já trabalhou nele ou porque fez uma boa pesquisa. Fale sobre as pessoas que conheceu na área, os eventos que participou e os potenciais clientes que já conversou.
4. Equipe
Nenhuma startup se desenvolve só com o empreendedor. A equipe é extremamente importante para fazer o negócio dar certo e também interessa ao investidor. Por isso, fale brevemente sobre quem são as pessoas que participam do projeto. Faça uma apresentação muito sumária de quem é o time empreendedor, contando a experiência e a função de cada um no negócio.
5. Protótipo
Ter um protótipo para mostrar aos investidores pode causar uma boa impressão. Uma coisa muito boa é ele fazer um protótipo para demonstrar o que vai conseguir executar. Fica mais fácil para o investidor entender a ideia e avaliar a capacidade de execução do empreendedor.
6. Empreendedorismo
Não esconda sua vivência empreendedora dos investidores, mesmo que alguns negócios não tenham dado certo. Entender como o empreendedor lida “no mundo real” com o negócio tem muito valor na análise. A gente entende que ainda existe uma cultura de que o insucesso é tipo como fracasso. Nos Estados Unidos, que tem um mercado de empreendedorismo mais avançado, eles encararam a falha como um processo e um obstáculo a ser vencido.
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