A construção de uma carreira bem sucedida passa necessariamente pela criação e fortalecimento da rede de relacionamentos profissionais. E isso se faz conquistando aliados.
A máxima vale tanto para empregados, executivos, como também para empreendedores. Só não vale para quem não está em busca de ascensão profissional. Ter aliados é fundamental.
Mas como conquistar aliados no ambiente profissional e mantê-los ao longo da carreira?
1 Faça a distinção do “eu” pessoal e do “eu” profissional
Pode parecer simples, mas muita gente mistura características pessoais com as profissionais. As pessoas têm que separar o eu profissional do eu pessoal. Na opinião dele, o primeiro passo para conquistar aliados é justamente fazer esta separação entre o que você é em casa, e com amigos, e a sua atitude profissional.
Para muita gente isso não faz sentido, é o que eu chamo de síndrome de Grabriela: ‘ eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo assim, vou ser sempre assim”, fazendo alusão à música tema da personagem Gabriela, de Jorge Amado, cantada por Maria Bethânia para a adaptação da obra para a televisão.
2 Encare o “eu” profissional como um produto
Por que os consumidores escolhem um produto em detrimento do outro? É que aquele item - e não outro - atendeu às suas necessidades. Quando você escolhe um produto é porque você percebe valor nele e isso faz com que você seja ‘aliado’ daquela marca, o que, no caso, significa ser consumidor dela.
Transportando a analogia para o ambiente corporativo é como se os seus aliados fossem os clientes (ou consumidores) que enxergaram valor em você e decidiram comprar. As pessoas vão analisar o profissional de acordo com as suas características e vão decidir se ele atende as suas necessidades. Caso atenda, a colaboração é o preço que vão pagar por este produto, no caso, o profissional.
Se o profissional não atende às necessidades das outras pessoas, elas poderão seguir dois caminhos. Podem ignorá-lo ou ir contra ele.
3 Para cada perfil uma “embalagem”
Ou seja, você continua o mesmo, o que muda é a forma de agir, a embalagem. Pegue o exemplo da Coca- cola que é um produto com presença absoluta no mercado.O produto é o mesmo mas os tipos de embalagens são diversos para atender a diferentes perfis de público. Portanto a atenção é em relação ao comportamento. Ele é a embalagem do produto.
É agir de acordo, fazer o espelhamento. Se é uma pessoa mais tímida, mais fechada, a abordagem é diferente do que se fosse uma pessoa mais expansiva.
As pessoas, erram ao usar sempre a mesma técnica para se aproximar dos outros. Não existe fórmula única. O charme disso tudo é que, para ter aliados, você precisa conquista-los.
4 Evite dizer: “você tem que...”
Na hora de convencer alguém é frequente o uso da expressão “você tem que”. Por exemplo: o objetivo é vender uma ideia para o chefe que não está muito animado. E, para conseguir a aprovação, o funcionário diz: "você tem que entender que os tempos são outros, a competitividade está mais acirrada".
Tentar convencer o chefe ou qualquer outra pessoa valendo-se do “famigerado” você tem que... é um tiro no pé. “Ninguém ‘tem que...’ nada, o profissional é que deve encontrar outra abordagem para convencer o chefe.
5 Cultive os relacionamentos
A gestão da rede de relacionamentos é como fazer a gestão de um cliente. Ou seja, é preciso manter-se presente. Quem não existe não é lembrado. Se a pessoa não se fizer presente ela vai cair no esquecimento.
Um erro comum é não se preocupar com a continuidade da relação. As pessoas vão conquistando aliados e deixando de lado como se fossem peças que se coloca em uma prateleira. Trate as pessoas como se elas fossem suas clientes.
Invista na manutenção do seu aliado da mesma forma que faria se fosse um cliente. Mantenha a comunicação com ele, marque encontros de vez em quando. Use as redes sociais a seu favor na hora de manter o vínculo. Participe de eventos, vá a happy hours. São momentos de descontração, mas também de interação.
O pulo do gato é entender quais são as características que você oferece tendo em vista as necessidades de cada um dos potenciais aliados. Você é prestativo? Coloca-se à disposição das pessoas quando elas precisam de ajuda? Você cultiva a empatia?
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