Montar uma loja convidativa e fazer de cada detalhe um aliado para alavancar as vendas. Esse é o foco do Inova Loja Digital, nova ferramenta do Sebrae em São Paulo para ajudar micro e pequenos varejistas, via internet, a identificar problemas e oportunidades nas instalações do negócio, que possam impactar diretamente nos lucros.
Segundo estudos do Sebrae em São Paulo, que acompanhou nos últimos cinco anos oito mil empresários em 157 cidades paulistas, a aplicação do visual merchandising, técnica do marketing responsável por potencializar o ponto de venda, consegue ampliar as vendas de 12% a 40%.
“A percepção visual é o alicerce de qualquer esforço de marketing para atrair clientes. Em determinadas situações, mudamos um cenário sem a necessidade de investimentos”, explica o superintendente do Sebrae no estado, Bruno Caetano.
O Inova Loja Digital é gratuito e de fácil acesso e rápida navegação. Para que o empresário receba as orientações do Sebrae, basta que se cadastre e responda a um questionário sobre fachada, vitrine, acessibilidade, comunicação visual interna, iluminação, precificação e promoção de vendas. O serviço permite que o empreendedor anexe, via upload, fotos da sua loja, que também serão analisadas.
O formato do Inova Loja Digital foi pensado como uma consultoria dinâmica, para dar mais agilidade à aplicação de melhorias. As respostas são analisadas por consultores do Sebrae em São Paulo. Em até dez dias úteis, o empresário recebe um diagnóstico para melhorar o ambiente da loja e corrigir os erros apresentados.
Especialistas conseguem identificar detalhes simples que refletem nas vendas. Por exemplo, às vezes, o empreendedor acha que está com uma boa vitrine, mas peca na organização dos manequins. "Esse problema pode ser constatado pelo Inova Loja Digital”, enfatiza Bruno Caetano.
O Inova Loja Digital faz parte do Programa Comércio Varejista de São Paulo, que tem como objetivo melhorar o desempenho das empresas do setor varejista por meio de capacitações e consultorias individuais oferecidas aos empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento.
O foco desse trabalho são pequenos negócios como lojas de roupas, calçados, móveis e decoração, farmácias, mercearias, autopeças, casas de material de construção e outras.
0 comentários:
Postar um comentário