terça-feira, 12 de março de 2013

Google mostra como será o funcionamento dos apps no Glass




Google mostrou ao público do festival South by Southwest (SXSW) como será o funcionamento dos apps em seus óculos de realidade aumentada. De acordo com a apresentação do desenvolvedor da empresa, Timothy Jordan, divulgada pelo site americano The Verge, para acessá-los, o usuário do Glass (como é chamado o acessório) deverá utilizar o pequeno touchpad localizado em uma das hastes dos óculos. Através dele, será então possível navegar pelos cartões de amostra, similares aos que aparecem em outro serviço do Google, o Google Now. Na apresentação, Jordan explicou ainda quais os requisitos que os desenvolvedores terão de atender para conseguir emplacar os seus aplicativos na plataforma do Glass.
Segundo ele, são quatro os princípios mais importantes. O primeiro deles, explicou, é que os apps devem seguir o design do Glass. Em segundo lugar, não devem ficar no caminho dos usuários, isto é, não podem abarrotar a pequena tela com notificações e avisos desnecessários.
Tais notificações, pontuou o desenvolvedor como o terceiro princípio, devem aparecer apenas nos momentos oportunos. Por fim, além destes três requisitos, Jordan alerta que os desenvolvedores devem evitar o inesperado, mantendo a transparência em relação às reais funcionalidades do aplicativo.
Em outro momento da apresentação, o desenvolvedor anunciou alguns nomes que já produzem versões de seus apps específicas para os óculos de realidade aumentada. Segundo o The Verge, o aplicativo do jornal The New York Times, por exemplo, poderá exibir notificações das notícias mais recentes de hora em hora diretamente na tela do acessório. Além de mostrar as manchetes, o Glass poderá até ler as notícias para o seu usuário. Outro serviço que já está no time de pioneiros no Glass é o Evernote. Ao capturar uma foto com o acessório, o usuário poderá compartilhá-la diretamente no app Skitch, onde poderá então editá-la e salvá-la. 



0 comentários:

Postar um comentário